domingo, 3 de outubro de 2010

Interaction design IUAV, Veneza

Para falarmos um pouco sobre o curso de design de interação de Veneza, primeiro é necessário esclarecer do que se trata esse curso.
Então o curso de Design de interação é uma área do design especializada no projeto de artefatos interativos, como websites, PDAs, jogos eletrônicos e softwares. O foco do Design de Interação são as relações humanas tecidas através dos artefatos interativos, que funcionam também como meios de comunicação interpessoal.
Autores e profissionais da área referem-se a este por meio dos acrônimos "iD" ou "IxD" (do inglês interaction design) ou "DxI" (do português, Design de Interação).
No Brasil, temos a pós-graduação homônima oferecida pela PUC Minas (Belo Horizonte - MG) e também o Instituto Faber-Ludens de Design de Interação (Curitiba - PR).
Design de Interação é o design da interação entre pessoas e dispositivos, sistemas ou serviços. Essa interação envolve geralmente as "novas tecnologias" de computação e comunicações. Mas o design de interação continua a ser uma atividade criativa - como o projeto arquitetônico, gráfico ou produto. E isso diz respeito ao valor social e cultural de significado que foi concebido, bem como sua eficiência funcional e estética.


o programa de Interação Design de Pós-Graduação em Design de licenciatura na Universidade IUAV de Veneza  visa desenvolver, para cada um dos seus alunos, um conjunto de conhecimentos, habilidades e trabalho de design adequado para uma carreira no novo campo do design de interação. Ela é dirigida por Gillian Crampton Smith e Philip Tabor, que estão felizes em aconselhar os estudantes atuais e futuros em suas carreiras acadêmicas e profissionais.

COMPONENTES
O programa, que faz parte do visual e trilha de Comunicação Multimídia, compreende:

• Quatro cursos do núcleo: duas palestras / seminários de cursos Teóricos e dois estúdios (estúdio de design de cursos). É recomendado que cada estúdio seja repetido, ou seja, tomadas no primeiro ano e repetida no segundo ano. (Alunos com experiência em design de produto também podem fazer cursos de estúdio de Design de Interação fornecidos pela faixa de Design de Produtos no segundo ano).

• Três recomendado cursos opcionais

• Uma tese (Prova final, Tesi di laurea) sobre um tópico relacionado ao design de interação.

Não é obrigatório levar todos os componentes deste programa, ou repetir os estúdios. Não fazer isso, no entanto, reduz oportunidade de um estudante de acumular os conhecimentos, habilidades e portfólio de projeto necessárias para encontrar um emprego interessante e gratificante na área de design de interação.

CORE CURSOS
Os cursos do núcleo, todos conduzidos em Inglês, são os seguintes:

• Design de Interação Teoria 1 (Teorie dell'interazione, Gillian Crampton Smith, 1 º semestre)

• Interação Design Lab 1 (Laboratorio di um design de interação, Gillian Crampton Smith, 1 º semestre)

• Design de Interação Teoria 2 (Tecnologie Digitali, Davide Rocchesso, semestre 2)

• Interação Design Lab 2 (Laboratorio di 2 de design de interação, Philip Tabor, semestre 2).

Laboratório 1: INTERAÇÃO baseados em tela
Neste laboratório de design de onze semanas que se reúne quatro tardes por semana, os alunos tomam neeeds pessoas como ponto de partida. Eles identificam as pessoas para quem os serviços móvel ou internet pode ser útil e imaginar as necessidades dessas pessoas, as motivações, esperanças e medos. Em seu primeiro ano os alunos fazer um projeto de telefone celular, projetando para o pequeno ecrã, em seu segundo ano tomam um projeto mais complexo. Durante o laboratório que são introduzidos os conceitos de computação por meio de aprender a programar em linguagem de programação Processing e fazer um protótipo final usando processamento, bem como o uso de vídeo para demonstrar o contexto de uso dos projetos é. Leia as informações sobre os projetos

Laboratório 2: INTERAÇÃO AMBIENTE
Na física os alunos de computação do laboratório de design, trabalhando em equipes, são convidados a conceber um objeto físico ou instalação que fornece informações de algum tipo. Isso pode ser uma informação específica, como a chegada do ônibus ou o estado das marés, ou informaçoes mais periféricos, como o movimento de pessoas em um local remoto. Os alunos aprendem alguma eletrônica básica e experiência com 'hacking' exisitng dispositivos electrónicos, tais como brinquedos eletrônicos ou teclados para fazer novos. No final do laboratório que fazem um protótipo funcional de seu projeto. Leia as informações sobre os projetos

TESE DE PROJECTOS
Ao final do segundo ano os alunos começam a planejar seu projeto de tese, que normalmente vai de outubro a abril. A tese é um projeto individual sobre um tema escolhido pelo aluno, acompanhado de um relatório do plano de fundo para o projeto e o processo de design.

TEMAS DE PROJETOS DE INTERAÇÃO AMBIENTAL

Design de interação não se limita a tela e ao teclado do computador e telefone celular. Todos os tipos de objetos e instalações podem ser ligados em sistemas interativos. Este é o mundo dos sensores, atuadores e robótica, da computação física, interfaces tangíveis e ambientes inteligentes.
 
 Sinais no Espaço 2009-10 Estudantes inventam, design e "sinais no espaço" protótipo: uma instalação interativa em um lugar público. Tinha de ser "site-specific, a sua natureza derivados da geometria original e genius loci de um lugar específico e fornecer informações precisas ou impressionista.
 
 Manter-nos-Touch 2008-09 e estudantes de design de protótipo de um sistema físico e virtual para permitir a comunicação remota entre pessoas e povos, ou entre pessoas e informações. Os alunos devem projetar o comportamento do sistema a ser interessante interativa e surpreendente para olhar, sentir e ouvir.
 
 Digital sapatos Shopping Muitas casas de moda tem os seus sapatos fabricados na área ao redor de Veneza. Parte da IXD Lab 1, este workshop permitiu aos alunos do ano final, em colaboração com novas mídias incubadora H-Farm, para projetar e prototipar idéias nova interação para o ponto-de-venda na indústria de calçados. (Ver também o site do projeto, em italiano)
 
 Time Machine 2007-08 instalação interativa para um espaço público de Veneza com o tema do tempo. Uma solução permitiu-lhe jogar com a luz refletida para baixo uma rua longa, outro para fazer música sobre as ondas da Lagoa de Veneza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário