domingo, 26 de setembro de 2010

Yayoi kusama

Yayoi kusama nasceu em 1929 em Matsumoto-shi, Nagano-ken, Japão.
 

Vive e trabalha no Japão.

Formação:

1948 Introduzido classe sênior da Escola Municipal de Quioto de Artes e Ofícios,

1948-51 Estudou no Liceu de Artes e Ofícios, Kyoto,

Em novembro de 1957, mudou-se para a América, viveu em Seattle,

1957-58 Estudou na Liga dos Estudantes de Arte, de Nova York.

Yayoi kusama é considerada uma das maiores artistas plásticas POP do Japão. Conhecida por seu intenso trabalho com Bolinhas (que alguns chamam de Dots Obsession).

Kusama tem alucinações e pensamentos obsessivos graves desde a infância, muitas vezes de natureza suicida.


No início da carreira , começou cobrindo superfícies (paredes, pisos, quadros, e mais tarde, objetos domésticos e assistentes nus), com bolinhas de que se tornaria marca registrada de seu trabalho. Os vastos campos de bolinhas, ou "infinitas redes", como ela chamou, foram tomados diretamente de suas alucinações.
                      

Exibiu trabalhos com Claes Oldenburg, Andy Warhol e Jasper Johns. Kusama representou o Japão na Bienal de Veneza em 1993 e em 1998-1999, uma grande exposição retrospectiva do seu trabalho percorreu a Europa  e Japão.

Em outubro de 2006,  tornou a primeira mulher japonesa a receber o Praemium Imperiale, um dos prêmios mais prestigiados do Japão para os artistas internacionalmente reconhecidos.
Seu trabalho é baseado na arte conceitual e mostra alguns dos atributos do feminismo, minimalismo, surrealismo, Art Brut, a arte pop e do expressionismo abstrato, e é repleto de conteúdo autobiográfico, psicológica e sexual. Kusama é também uma escritora e poetisa,  criou um trabalho notável no cinema e design de moda.
                     details
 
  Desde 1967, ela tinha um monte de acontecimentos e espectáculos de moda, não apenas em Nova York, mas também na Holanda e em Roma.Movimentos contra a guerra do Vietnã e a eleição presidencial americana e elementos sociais foram adicionados à sua arte.Ela começou a criar Kusama Vestuário e têxteis, que eram vendidos em lojas de departamento e boutiques de todo os Estados Unidos. Em 1969 ela abriu sua própria loja.

                                 
                                       Photo
Começou a criar esculturas ao ar livre em 1994. Produzido peças ao ar livre para a Kenko Fukuoka Center, o Fukuoka Museu Municipal de Arte, o Bunka Mura-on Benesse ilha de Naoshima, Open-Air Kirishima Museu e Cidade Matsumoto Museum of Art, em frente Matsudai Station, Niigata, TGV's Lille-Europe Estação de França, Jardim Beverly Park, em Beverly Hills, Parque Pyeonghwa, Anyang e um mural para o corredor na estação de metro em Lisboa.

                   

Começou a mostrar obras, principalmente em galerias em Nova York em 1996. A exposição individual, realizada em Nova York no mesmo ano ganhou o melhor da Galeria Show em 1995/96 e Melhor Show, em 1996/97, Galeria da Associação Internacional







Nenhum comentário:

Postar um comentário